Ludus Militaris: Regras e Códigos
Regras Oficiais — Downloads
Pra fins de referência, caso você não tenha as regras oficiais de War (sempre pode ter um perdido por aí...), seguem abaixo links dos arquivos pra download – inicialmente, só das versões em português (caso necessário, algumas versões especiais em outros idiomas serão adicionadas futuramente).
- War (1972) — Reedição 2009
Edições do jogo clássico com componentes diferenciados: - War - Edição Especial (1986) — Reedição 2010
- War - Edição Mini (Edição Promocional 2002)
- War - Edição Luxo/Edição Limitada (1986) — Reedição 2013 (caixa metálica)
- War•II (1981) — Reedição 2010
- War Júnior (2000)
- War Cards (2010)
- War: Star Wars - Episode I (1999)
- War: Império Romano (Edição Especial 2007)
- War: Batalhas Mitológicas (Edição Especial 2012): Regra Convencional | Regra Alternativa
- War: Vikings (Edição Especial 2017): Regras Básicas | Regras Avançadas
- War: Game of Thrones (Edição Especial 2021) — EM BREVE!!
Códigos
A fim de facilitar a elaboração de artigos específicos sobre Risk/War no blog, e para evitar muitos termos repetidos, algumas expressões da terminologia do jogo serão abreviadas quando necessário (pra não virar uma sopa de letrinhas), da forma que segue abaixo. À medida em que mais sistemas ou mods forem desenvolvidos, a lista poderá ter adições.
Jogos, Versões, Edições e Regras
- WR = War, a versão mais conhecida no Brasil, cujo conjunto de regras também pode ser referido como RB (Regra Básica) ou RC (Regra Clássica/Convencional). Desta versão tradicional, se destacam algumas edições específicas:
- EE = War: Edição Especial, edição em produção regular, com peças diferenciadas – soldados e tanques.
- EL = War: Edição Luxo (1986) ou Edição Limitada (2012), com caixa metálica e peças especiais diferentes da edição especial – granadas, canhões e tanques (embora com formatos levemente diferentes entre as edições).
- EM = War Edição Mini (2000), versão promocional "de viagem", com exércitos representados por fichas numéricas, objetivos reduzidos e cartas de troca sem a indicação dos territórios, só com símbolos.
- W2 = War•II, versão com regras mais elaboradas e ataques com aviões.
- WJ = War Júnior, versão com regras simplificadas e ataques com mísseis.
- WC = War Cards, versão em cartas.
- RK = Risk, regra tradicional americana, com algumas diferenças da regra básica brasileira.
- RV = Risk: Reinvention (ou Risk: Revised Edition), regra revisada (derivada de RK), única edição de Risk publicada no Brasil (2010), que traz cidades, objetivos abertos e reformulados, recompensas e sistema de trocas fixas.
- XD = Xadram (1989), versão com sistemas completamente diferentes do War tradicional, lançada pela extinta Coluna Jogos e Brinquedos.
Edições Temáticas
- SW = War: Star Wars - Episode I, edição temática (1999), baseada na RC.
- IR = War: Império Romano, edição especial de 35 anos (2007), baseada na RC.
- BM = War: Batalhas Mitológicas, edição especial de 40 anos (2012), que traz a RB e RA.
- VK = War: Vikings, edição especial de 45 anos (2017), que traz RB e RA.
- GT = War: Game of Thrones, edição especial de 2021, que traz RB e RA.
- RA = Regra Alternativa (BM) ou Regras Avançadas (VK), que apresentam inovações próprias em relação à RB.
Notas sobre o jogo XADRAMÉ um jogo antigo, tem esse nome tenebroso que não faz nenhum sentido, poucos sabem sequer que esse jogo existiu, mas ele tem uma relevância que considero marcante em relação ao War clássico: ele se prestou a mudar em alguma medida, não só repetir mais do mesmo.Pelas poucas imagens encontradas na web, nota-se claramente que o Xadram brasileiro é uma versão modificada de Castle Risk, outro jogo antiquíssimo, que nunca deu as caras oficialmente no Brasil, e que mesmo lá fora é raridade. Embora a mecânica fundamental de combate do War/Risk esteja ali, todo o resto é muito diferente do clássico, baseado em diversos tipos de cartas: há cartas para recebimento de exércitos (não há contagem de territórios, e nem a maldita progressão infinita de trocas), cartas para ajudar no ataque e/ou na defesa, para descartar cartas do adversário, para fazer um tipo de ataque especial livre de fronteiras (com o uso de uma peça especial, de "navio"), cartas de "brasões" das "ligas" de territórios (uma adaptação dos "impérios" do Castle Risk), entre outros detalhes. Na Ludopedia e no BoardGameGeek o Xadram consta como sendo de 1975; porém, segundo os mesmos sites, e informação de copyright no manual de regras (página 2), o Castle Risk é de 1986. Neste ponto, sejamos sensatos: é muito improvável que a ideia deste jogo tenha partido de um designer brasileiro quase dez anos antes da versão americana, e isso numa época em que licenciamento era uma piada aqui na República das Bananas.Como a fabricante original, Coluna Jogos e Brinquedos, já virou história no final dos anos 80 (ou início dos 90, algo assim), obter informações oficiais se torna uma tarefa meio complicada. Depois de ter colocado minhas mãos em um exemplar original do Xadram (por puro colecionismo), e ter constatado que não existe uma mísera informação decente do ano de lançamento nem na caixa e nem no manual de regras, consultando o registro da marca "Xadram" no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), nota-se que o registro do nome existe, sim, e, ao que tudo indica, foi requerido em 28/12/1989 (daí estou considerando este ano o "oficial" do jogo), e deferido em 1991, mas menos de um ano depois o registro foi arquivado (pelo que entendi, por falta de pagamento da devida taxa de registro) e o nome se perdeu nas areias do tempo.
Termos de Jogo
WR — War (Regra Clássica)
- CO = Carta de Objetivo
- CT = Carta de Território
- E = Exército, menor unidade militar no jogo.
- Fp = Ficha pequena = 1E (WAR, W2, WJ, SW);
- Fg = Ficha grande = 10E (WAR, W2, WJ, SW);
- Gd = Peça de Granada = 1E (EL);
- Sd = Peça de Soldado = 1E (EE);
- Cn = Peça de Canhão = 5E (EL 1986, EL 2012, com formatos diferentes);
- Tq = Peça de Tanque = 10E (EE, EL).
- T = Território (no tabuleiro).
- TC = Território controlado; território que está sob controle do jogador titular do turno.
- TN = Território não controlado, que está sob controle de um adversário do titular do turno.
- C = Continente, conjunto de territórios da mesma cor (no tabuleiro).
WJ — War Júnior
- BL = Base de Lançamento, peça que permite fazer ataques com mísseis.
W2 — War•II
- A = Avião bombardeiro, peça que permite fazer ataques aéreos. 1A = 1E.
- BA = Base aérea, área do jogador onde ficam os aviões disponíveis para ataque.
- CE = Centro Estratégico, território marcado no tabuleiro, com vantagem de gerar novos aviões.
- CI = Centro de Informação, peça que permite usar a regra de espionagem (opcional).
- CN = Carta Numérica, carta usada em conjunto com CTs para obter exércitos ou aviões extras.
WC — War Cards
- CD = Carta de Dados, usada para ataque e defesa.
- CE = Carta Especial, que proporciona vantagens específicas.
- CG = Carta General, que indica o primeiro jogador da rodada.
- CO = Carta de Objetivo
- CT = Carta de Território
SW — War: Star Wars - Episode I
A regra de SW é a mesma RC mas com alguns nomes diferentes.
- CP = Carta de Planeta (corresponde a CT).
- T = Tropa (correspondente a E).
- P = Planeta, no tabuleiro (corresponde a T).
- PC = Planeta controlado (corresponde a TC).
- PN = Planeta não controlado (corresponde a TN).
- S = Setor, conjunto de planetas da mesma cor, no tabuleiro (correspondente a C).
IR — War: Império Romano
A regra de IR é a mesma RC mas com alguns nomes diferentes.
- CP = Carta de província (corresponde a CT).
- L = Legião (corresponde a E).
- Lg = Peça de Legionário = 1L;
- Cv = Peça de Cavaleiro = 3L;
- Cp = Peça de Catapulta = 10L.
- P = Província, no tabuleiro (corresponde a T).
- PC = Província controlada (corresponde a TC).
- PN = Província não controlada (corresponde a TN).
- R = Região, conjunto de províncias da mesma cor, no tabuleiro (corresponde a C).
BM / RA — War: Batalhas Mitológicas / Regra Alternativa
- G = Guerreiro (correspondente a E)
- Gr = peça de Guerreiro = 1G.
- Fm = Figura Mitológica (Centauro, Ciclope, Harpia ou Minotauro), peça equivalente a 10G (na RB) ou 3G (na RA), que permite usar o dado especial em combate (RA).
- FD = Ficha de Devoção, usada para invocar os poderes dos deuses.
VK / RA — War: Vikings / Regras Avançadas
- Et = Peça de Emblema de Tribo; 1Et = 1E.
- Cm = Comandante, peça que permite usar os Efeitos de Comando na batalha.
- Nv = Navio de guerra, peça que permite bloquear ataques de exércitos regulares pelo mar.
RV — Risk: Edição Revisada
- * = Estrela, cujo número é indicado nas cartas de território (1 ou 2).
- Sp = Seta pequena = 1E
- Sg = Seta Grande = 3E
- Cd = Cidade
- Cp = Capital
- OP = Objetivo Principal (vermelho)
- OS = Objetivo Secundário (preto)
- RP = Recompensa Principal, obtida ao cumprir um OP.
- RS = Recompensa Secundária, obtida ao cumprir um OS.
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