Ludus Militaris

Sobre o Projeto | Regras e Códigos | ModsSMART


Ludus Militaris é um subprojeto ou "coluna" deste blog focada especificamente no jogo Risk e suas variantes, sobretudo a versão brasileira, War.

Sim, eu sei que deve ter tem algum eurogamer lendo esta página já louco pra vir aqui me dar uma surra, esbravejando algo como:

— Por que perder tempo com um jogo tão batido como War/Risk?
— Por que não se focar em jogos modernos, mais dinâmicos, menos chatos?
— Por quê, ó senhor, POR QUÊ???

Primeiramente, tem aquela elementar questão de gosto pessoal. E nem falo da máxima popular de "gosto não de discute" (é simplista demais, cabeça-dura demais). Gosto de War, mas tenho plena noção que o jogo tem sérios problemas que o tornam maçante em pouco tempo. Depois de ter estudado melhor (e ainda estar estudando) a lógica e matemática envolvidas no jogo (não apenas as probabilidades dos dados, coisa que a Wikipédia te explica em 5 minutos), isso ficou ainda mais evidente. O fato de a fabricante brasileira bater na mesma tecla – e, com poucas exceções, na mesma regra – faz quase 50 anos também não ajuda muito em manter uma boa reputação pro jogo (embora, de modo geral, ele ainda seja um clássico no Brasil). Problemas à parte, eu simplesmente gosto de jogos com tema de guerra, baseados em controle de área e com movimento não linear.

Além disso, acho que, com um pouco de criatividade, o conjunto de componentes do War permite uma flexibilidade de regras suficiente pra que se possam criar diversas modalidades em cima do jogo básico – mais ou menos como um baralho convencional pode ser usado em uma infinidade de jogos diferentes. Mas no caso do War, não se tratam apenas de regras opcionais, mas estilos de jogo diferentes, novas formas de se encarar o velho mapa e as centenas de pecinhas coloridas, que não sejam necessariamente guiados por objetivos matematicamente longos, como "conquiste a Ásia, a América do Norte e outro continente à sua escolha."

Desta potencial flexibilidade deriva o fato de que, fora do Brasil, já existem inúmeras variações de regras, contemplando desde pequenos ajustes na dinâmica do jogo até elementos bem distantes do War clássico: cenários futuristas com colônias marítimas e espaciais (Risk 2210 A.D., 2001), variantes que mudam o jogo de forma permanente a cada partida (Risk Legacy, 2011, diga-se de passagem, o pai dos jogos Legacy), cenários históricos (Risk Napoléon, 1999; TEG Independencia, 2010), e até mesmo modalidades que fogem do contexto do conflito armado propriamente dito (TEG de Los Negocios, 2008), entre outros. Mesmo as regras originais dos jogos que influenciaram o War (La Conquête du Monde, 1957) já são diferentes o suficiente pra dar outro tom pro jogo, e revisões posteriores (Risk Revised EditionRisk: Balance of Power, 2008) também deram uma grande repaginada. Isso sem falar nas edições temáticas de filmes (Star WarsSenhor dos AnéisNárnia entre outros), séries (Game of ThronesStar TrekThe Walking DeadDoctor Who) e jogos eletrônicos (Metal Gear SolidHaloMass EffectStarCraft e outros), que trazem mudanças bem específicas alinhadas com os cenários propostos.

Então, um dos motivos deste projeto – o principal deles – é apresentar opções desconhecidas do público brasileiro, e também, acompanhando a linha geral do blog, de ser um grande exercício de game design, formular regras alternativas pra que, com algumas adaptações, que os jogadores brasileiros de War possam aplicar estas novidades na sua mesa de jogo (ainda que algumas dessas "novidades" tenham mais de 50 anos), experimentando novas formas de usar a velha caixa básica.

Porque, convenhamos: só a regra básica não pode ter sido o único fator responsável por manter o jogo vivo até hoje no Brasil.


Sobre o Nome

De novo, gastando o latim:
  • LUDUS: escola; jogo, esporte, brincadeira; (plural) espetáculo público, jogos, encenações; diversão.
  • MILITARIS: relativo a um soldado (MILES) ou às forças armadas; marcial; pertencente ou relacionado à guerra; bélico, beligerante, hostil; (substantivo) insígnias militares, condecorações, medalhas.
Então, LUDUS MILITARIS, pode significar jogo da guerra, jogo das forças armadas, jogo do soldado, jogo militar e por aí vai. Destas opções, prefiro jogo da guerra mesmo. Note também que LUDUS pode significar escola – mas não no sentido comum, de local de aprendizado teórico (isso seria SCHOLA), e sim no sentido de um centro de treinamento: na Roma Antiga, uma escola de gladiadores era chamada de LUDUS. Então, escola de guerra ou escola militar não deixa de ser um significado válido também.

E, sim, o nome do projeto é em latim por causa do meu primeiro exemplar de War. :P

* * *

LUDUS MILITARIS

Sobre o Projeto | Regras e Códigos | ModsSMART


    Postagens mais visitadas deste blog

    Catan a Dois

    SMART

    Salteadores e o Chefe da Guilda